quinta-feira, 24 de janeiro de 2008
Vaidade Mata
Lá chegando ficou em estado de pré-coma e encontrou-se com Deus:
- Que é isso? - Perguntou ao Criador - Eu morri?-
Não, pelos meus cálculos, você morrerá daqui a 43 anos, 8 meses, 9 dias e 16 horas - respondeu o Eterno.
Ao voltar a si, refletindo o quanto tempo ainda tinha de vida, resolveu ficar ali mesmo naquele hospital e fez uma lipoaspiração, uma plástica de restauração dos seios, plástica no rosto, correção no nariz, na barriga, tirou todos os excessos, as ruguinhas e tudo mais que podia mexer para ficar linda e jovial.
Após alguns dias de sua alta médica, ao atravessar a rua, veio um veículo em alta velocidade e a atropelou, matando-a na hora.
Ao encontrar-se de novo com Deus, ela perguntou irritada:
- Puxa, Senhor, você me disse que eu tinha mais 43 anos de vida. Por que morri depois de toda aquela despesa com cirurgias plásticas?E Deus aproximou-se dela e, olhando-a diretamente nos olhos, respondeu:
- Menina! Eu não te reconheci...
quarta-feira, 23 de janeiro de 2008
E os jardins da Babilônia?
Pelo lido, Asne apesar de contestar o comportamento de Aliya, diante da disciplina imposta pelo antigo regime, tentou entendê-la ao ter conhecimento da forma como era cobrado o descumprimento às orientações de Saddam.
O que parecia atitude vinda da consciência e de uma forma de pensar, não passava de “lavagem cerebral” imposta à maioria dos iraquianos, que os impossibilitava de analisar o que era certo e errado.
No entanto, a disciplina às leis imposta pelo regime, e principalmente a falta de condições de questioná-lo fez de Aliya uma pessoa desprovida de opinião, e se as tinha não sabia se devia e podia externá-las.
Após a invasão do Iraque pelas forças aliadas aos Estados Unidos a interprete chegou a se perguntar: - “As pessoas dizem que ele (Saddam) não se preocupava conosco. Dizem que só pensa em si mesmo.” – e continuou sem expressar o que ela pensava.Enquanto isso um soldado americano expressou a sua opinião: - “Não tenho certeza que esta guerra seja justa. (...) Acho que tudo isso é por causa do petróleo. (...) O único ministério que protegemos é o do petróleo.” – referindo-se a guarda do prédio onde funcionava o Ministério do Petróleo, enquanto toda a história da Babilônia estava sendo destruída.
Os temores de uma jornalista que viveu dentro de uma guerra foram relatados com isenção no livro “101 dias em Bagdá”. No mais, Saddam já recebeu a sua sentença, e o resto dos iraquianos torce por uma vida normal.
sábado, 19 de janeiro de 2008
Chato como um Disco
A mulher mais linda, não é Ingrid Bergman do filme Casablanca. Sem dúvida é a que a mente humana idealiza, e a deseja ao ler sua definição no desenrolar de uma história a exemplo da contada no parágrafo anterior.
Propositadamente, ao escrever o texto acima - em negrito - omiti inúmeros detalhes que certamente serão inseridos pela mente do brioso leitor. A ele caberá a escolha e o poder mental de acrescentar inúmeras características, conforme o seu desejo e a sua preferência.
Por exemplo: a mulher do leitor pode ser loira, morena ou negra. O cabelo pode ser curto como o de Gabrielle Chanel ou longo como o de Janis Joplin. As curvas do corpo podem ser discretas ou proeminentes. A altura pode ser superior ou inferior a um metro e setenta. Os lábios podem ser torneados como os de Greta Garbo ou carnudos e espaçosos como os de Angelina Jolie.
Você deixaria sua mulher “ideal” adormecer no seu colo e dormir até o dia amanhecer ou dormirias no dela?
Posso afirmar: Nada é mais interessante que um livro ou tão chato como um disco!Dicionário Aurélio: "Disco" é um “Objeto chato e circular”. "Chato" é "sem relevo; liso, plano".
"O ritmo é DEUS desidratado"
Um dos pais do Movimento Tropicalista ao falar de música, termina dissertando sobre folclore, história, sociologia, psicologia, política, e muitas outras coisas.
Diz que o funk é um ritmo “microtonal”, “plurisemiotica”, e “meta refrão”.
De relação ao primeiro adjetivo – microtonal - ele explica que a nota, apesar de repetitiva, não fica parada. Ela muda de intensidade e provoca um sentimento de evolução e involução.
Sobre o segundo adjetivo – plurisemiótica – diz respeito ao uso da música como fogo e água. Ou seja, o fogo desperta a sexualidade e a água prepara para a sua prática.
E o último adjetivo citado – meta refrão – se justifica porque não existe em qualquer outra música tanto refrão como no funk.
Tom Zé ao falar sobre o governo Lula disse que o mundo esperou que fosse uma coisa “direita de esquerda” e o que está acontecendo são “ondas concêntricas de corrupção” as quais estimulam práticas não éticas de políticos, empresas e pessoas.
Este trocadilho; “direita de esquerda” tinha mesmo de ser da cabeça do Tom.
Pacto de Silêncio
Alguns consigo mesmo, outros com amigos, com colegas, e até com pessoas que você nunca mais vai ver!
Um pacto de silêncio é feito em função de algum fato que tenha causado prejuízo a alguém ou não. Cada pacto tem um motivo que justifica, para a pessoa, o silêncio.
O filme “Pacto de Silêncio” do diretor Graham Guit tem como atores o experiente Gérard Depardieu e a sensual Élodie Bouchez no papel de irmãs gêmeas.
Mostra pessoas sendo envolvidas por questões filosóficas, familiares, religiosas, e sociais. Todos os pactos relatados tiverem um único instinto: a proteção.
A fita foi rodada em Paris com cenas na bela Notre Dame situada na Île de
Trata de um tema sempre atual.
Peca por um fato: à procura de cura da freira levou a madre a participar de uma sessão em um terreiro de candomblé. Até aí tudo bem se não fosse a música escolhida durante o culto.
O diretor Guit escolheu uma música cantada na dança que representa a luta de “Maculelê”, negro acolhido por índios, que se tornou herói ao defender sozinho a tribo usando bastões de madeira, em vez de outras tantas praticadas nas sessões de cura.
quarta-feira, 16 de janeiro de 2008
O Vento é o Ar em Movimento
A rede que abriga a globalização financeira ainda não parou de balançar com as notícias vindas da terra do Tio Sam.
A frase “I Want You” usada para recrutar soldados americanos para a Primeira Guerra Mundial ainda é adequada para nortear a economia mundial.
No momento
As Bolsas de Valores desabaram na intensidade das condições dos fundamentos econômicos praticados em cada país, e nos prováveis desempenhos das suas empresas que compõem os índices.
Apesar de o mercado mundial esperar uma redução da taxa básica a ser divulgada pelo FED (Banco Central Americano), na tentativa de evitar a recessão nos Estados Unidos, não se sabe como este mesmo mercado reagirá futuramente, diante do risco de aumento da inflação, provocado por esta medida.
No Brasil, o colchão das reservas em dólares mantidas pelo governo a custo elevado, e os fundamentos da economia, ajudaram a diminuir os efeitos do vento forte. Contudo, não se pode deixar de considerar que um percentual significativo do IBOVESPA (Indice da Bolsa de Valores de São Paulo) é composto por empresas exportadoras, as quais poderão ser prejudicadas com a crise.
Sabe-se que o epicentro do terremoto financeiro mundial está situado na terra do Tio Sam. Como entender que por aqui o dólar está em alta, a Bolsa de Valores está em queda, e os recursos estão sendo retirados da economia brasileira para serem direcionados para aquisições de Títulos do Governo Americano?
A resposta é simples: A economia Americana ainda é a maior do mundo. Caso ela venha a quebrar leva consigo as demais economias, inclusive a brasileira.
Por isto o Tio Sam ainda diz: “I Want You” ou “Eu Quero Você” investindo em meu país.
terça-feira, 15 de janeiro de 2008
Racismo ou Preconceito?
Ao embarcar no avião, sentou-se ao lado de um senhor negro.
Sentindo-se incomodada por se encontrar ao lado de uma pessoa negra, pediu à comissária de bordo para lhe transferir para outra poltrona.
A comissária, insegura do que fazer consultou o seu comandante, e recebeu a seguinte orientação:
Convide o senhor negro para sentar-se em uma poltrona na primeira classe.
A comissária dirigiu-se educadamente ao senhor e lhe informou que o comandante estava lhe convidando para sentar-se na primeira classe da aeronave.
Os demais passageiros que se encontravam próximos, e puderam presenciar o fato, aplaudiram a atitude do comandante e demonstraram que os gritos dos maus podem ser abafados pelas atitudes dos bons.
Pessoalmente presenciei durante um vôo, uma comissária registrar um convite do comandante ao cantor e compositor Milton Nascimento, para sentar-se na cabina de comando. Ele aceitou, e eu perdi a oportunidade de prezar da sua companhia.
quarta-feira, 9 de janeiro de 2008
Um Bem Finito
O desperdício e a falta de cuidado com os agentes poluentes podem desencadear as próximas guerras, abrindo possibilidades de conflitos bélicos.
Especialistas em segurança mundial comentam que os conflitos baseados em questões religiosas ou ideológicas ficarão em segundo plano, quando comparados com os provocados devido à necessidade por água, alimento, e energia. Fatores de sobrevivência dos povos.
Sendo o país pobre ou rico, a procura de solução por recursos considerados vitais será de interesse global. Todos terão que, em algum momento, fazer a sua parte para preservação da água no planeta.
O Brasil possui aproximadamente quarenta e cinco mil metros cúbicos de água por habitante. É a maior reserva de água doce do planeta, contudo, dos mais de cento e oitenta milhões de brasileiros, quarenta milhões não têm acesso à água potável.
A falta de saneamento contribui para a poluição e contaminação das reservas.
Exigir políticas públicas responsáveis e sustentáveis deve ser prioridade, contudo a população mundial deve se conscientizar para a necessidade de agir de forma ecologicamente responsável.
Assim como os internamentos em hospitais são mais demandados devido à falta de ênfase em saneamento, e em preservação ambiental, futuramente as nações que se consideram privilegiadas - por possuírem reserva de água - poderão ter necessidade de reforçarem o arsenal bélico para se defenderem.
Padres em Férias
Ao descerem do avião dirigiram-se a uma loja de surfistas e compraram calções, sandálias, óculos de sol, camisas coloridas, e outras coisas mais...
Sentados nas cadeiras de praia bebendo caipirinha, enquanto aproveitavam o calor do sol baiano, observaram uma loira em topless passar em frente.
Sem conseguirem evitar segui-la com o olhar, a jovem sorriu e individualmente os cumprimentou:
- Bom dia Senhor Padre, Bom dia Senhor Padre, com um ligeiro aceno de cabeça, continuou o seu caminho.
Os dois ficaram surpresos. Como era possível que aquela bela senhorita os reconhecesse como padres?
No dia seguinte dirigiram-se novamente à loja de surfistas e compraram roupas ainda mais extravagantes.
Voltaram à praia e fizeram o mesmo roteiro: cadeira, caipirinha, etc.
Eis que, a mesma loira, de fazer perder a cabeça, desta vez vestindo numa tanguinha ultra reveladora, se aproximou deles e os cumprimentou novamente:
- Bom dia Senhor Padre, Bom dia Senhor Padre.
O padre mais velho não se conteve e a chamou:
- Por favor, senhorita...
- Sim? - Respondeu ela, com um sorriso nos lábios bem definidos e sensuais.
- Nós de fato somos padres e temos orgulho em sê-lo, mas como a senhorita conseguiu descobrir?
- Foi fácil Senhor Padre, sou eu. A Irmã Amélia!
terça-feira, 8 de janeiro de 2008
O Abstrato Concreto
É bom poder dizer que o arquiteto do século é brasileiro!
A forma que o abstracionista Oscar Niemeyer consegue projetar as estruturas de concreto, transformando o simples em admirável, traz dificuldade de adaptar suas invenções em escola, devido às características da falta de forma concreta e acadêmica.
A cidade de Brasília para uns concentra a corrupção; para outros é uma nuvem de burrice; e para alguns é a única cidade brasileira que não se parece com cidade.
Que culpa o arquiteto do século Niemeyer tem por ter projetado a capital do país? Absolutamente, nenhuma!
Os cem anos que o incansável Oscar Niemeyer acabou de completar, projetando estruturas de monumentos no mundo não pode passar despercebido.
Sem dúvida, ele é um personagem que faz os brasileiros se orgulharem.
Sujo?
Contudo, cultivar a cana-de-açúcar exige o consumo de muita água e pode provocar poluição de rios.
Outro fato que conta negativamente é a utilização de grande quantidade de fertilizantes nitrogenados no cultivo, que ao serem transformados em óxidos de nitrogênio, também afeta a camada de ozônio.
Os subsídios concedidos pelos Estados Unidos para a produção de álcool utilizando o milho como matéria prima também podem parecer perversos se analisados sobre o ângulo do custo-benefício ambiental.
Laurance, pesquisador do Instituto, defende a criação de Certificados Internacionais para os produtos feitos a partir de biomassa.