quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Um Bem Finito

A água é um recurso natural precioso e finito.
O desperdício e a falta de cuidado com os agentes poluentes podem desencadear as próximas guerras, abrindo possibilidades de conflitos bélicos.

Especialistas em segurança mundial comentam que os conflitos baseados em questões religiosas ou ideológicas ficarão em segundo plano, quando comparados com os provocados devido à necessidade por água, alimento, e energia. Fatores de sobrevivência dos povos.

Sendo o país pobre ou rico, a procura de solução por recursos considerados vitais será de interesse global. Todos terão que, em algum momento, fazer a sua parte para preservação da água no planeta.

O Brasil possui aproximadamente quarenta e cinco mil metros cúbicos de água por habitante. É a maior reserva de água doce do planeta, contudo, dos mais de cento e oitenta milhões de brasileiros, quarenta milhões não têm acesso à água potável.
A falta de saneamento contribui para a poluição e contaminação das reservas.

Exigir políticas públicas responsáveis e sustentáveis deve ser prioridade, contudo a população mundial deve se conscientizar para a necessidade de agir de forma ecologicamente responsável.

Assim como os internamentos em hospitais são mais demandados devido à falta de ênfase em saneamento, e em preservação ambiental, futuramente as nações que se consideram privilegiadas - por possuírem reserva de água - poderão ter necessidade de reforçarem o arsenal bélico para se defenderem.

Nenhum comentário: