quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

O Vento é o Ar em Movimento

O vento soprou mais forte esta semana.

A rede que abriga a globalização financeira ainda não parou de balançar com as notícias vindas da terra do Tio Sam.
A frase “I Want You” usada para recrutar soldados americanos para a Primeira Guerra Mundial ainda é adequada para nortear a economia mundial.

No momento em que os Estados Unidos divulga indicie de inflação acima do esperado (a maior dos últimos dezessete anos), prejuízo histórico no sistema bancário, e sinaliza a possibilidade de recessão, deixa o mundo com insônia.
As Bolsas de Valores desabaram na intensidade das condições dos fundamentos econômicos praticados em cada país, e nos prováveis desempenhos das suas empresas que compõem os índices.

Apesar de o mercado mundial esperar uma redução da taxa básica a ser divulgada pelo FED (Banco Central Americano), na tentativa de evitar a recessão nos Estados Unidos, não se sabe como este mesmo mercado reagirá futuramente, diante do risco de aumento da inflação, provocado por esta medida.

No Brasil, o colchão das reservas em dólares mantidas pelo governo a custo elevado, e os fundamentos da economia, ajudaram a diminuir os efeitos do vento forte. Contudo, não se pode deixar de considerar que um percentual significativo do IBOVESPA (Indice da Bolsa de Valores de São Paulo) é composto por empresas exportadoras, as quais poderão ser prejudicadas com a crise.

Sabe-se que o epicentro do terremoto financeiro mundial está situado na terra do Tio Sam. Como entender que por aqui o dólar está em alta, a Bolsa de Valores está em queda, e os recursos estão sendo retirados da economia brasileira para serem direcionados para aquisições de Títulos do Governo Americano?

A resposta é simples: A economia Americana ainda é a maior do mundo. Caso ela venha a quebrar leva consigo as demais economias, inclusive a brasileira.
Por isto o Tio Sam ainda diz: “I Want You” ou “Eu Quero Você” investindo em meu país.

Nenhum comentário: