terça-feira, 25 de março de 2008

Barreiras Espanholas

Um fato que nas últimas semanas tem sido tema de conversação para todo mundo é a proibição da entrada de brasileiros na Espanha.
Só nesses últimos dias, já são mais de cinqüetna casos conhecidos pela imprensa, isso sem contar com os que não são divulgados.
No entanto, eu me pergunto: por que somente agora veio à tona algo que acontece há tanto tempo e com tantas pessoas, não só do Brasil, como de toda a América Latina?
A verdade é que os países desenvolvidos têm estreitado cada vez mais a entrada de latinos a seus territórios, alegando a imigração e o trabalho ilegal, que segundo eles, tem comprometido o desenvolvimento e o crescimento natural de seus países.

É sabido que isso realmente acontece e que há muito brasileiro espalhado pelo mundo em situação irregular. Mas, e quanto aos estrangeiros que vivem no Brasil, incluindo europeus e norte-americanos: quantos deles estão com todos os seus papéis regulares e contratados devidamente em terras brasileiras?

Bastou que o governo implantasse a mesma medida aos turistas que chegam da Espanha para que um grande número deles também fosse impedido de entrar, por não contar com os requisitos e a documentação suficientes.

Toda essa situação está causando uma crise diplomática entre Brasil e Espanha, dificultando consideravelmente as viagens de um país para outro pelos seus cidadãos ao ponto de que as autoridades espanholas estão dizendo que viajar ao Brasil pode ser um problema.
Apesar de toda essa situação, ambos os países afirmam ter uma boa relação e esperam resolver esse impasse em breve.

Acredito que a imagem do Brasil na Espanha e nos demais países desenvolvidos, no que diz respeito à nossa entrada em seus territórios, vai continuar a mesma, porque problemas dessa natureza já aconteceram e vão acontecer sempre, infelizmente.
A questão é como ficará a imagem da Espanha para os brasileiros. Pois quem pensa que pode entrar no país, somente pelo fato de ser proveniente de países de primeiro mundo se enganam. Ficar com uma imagem negativa para mais de duzentos milhões de brasileiros pode não ser muito recomendável.

Nenhum comentário: